Bem-vindo(a) à coluna Reserva de Mana do blog da Mulligan Geek Store, escrita por Diogo Mussalem S. Semanalmente, às quintas-feiras, traremos temas relacionados ao Magic: the Gathering, abordando metagame, deck techs, comunidade, e game plays. Favorite o blog ou siga a página da Mulligan no Facebook para nos acompanhar.

 

***Devido a imprevistos, na semana passada não publicamos. Seguimos agora com a programação normal.

 


 

“Standard:

Maravilha do Sistema Eteraulico está banida.”

 

Finalmente aconteceu. Tivemos o quinto banimento do Standard em apenas seis meses, em três ocasiões distintas. A esta altura, “confiança do consumidor” já virou página virada nas discussões das redes sociais, com o consenso de que é algo positivo o fato da Wizards poder inovar com a cautela de admitir que está errada caso algo saia dos planos. Mais que isso, a ideia de que a nave-mãe de fato escuta o feedback da comunidade e age de acordo é um grande sinal de otimismo para o futuro.

 

Mago RefletorEmrakul, o Fim PrometidoCóptero do ContrabandistaGuardião FelidarMaravilha do Sistema Eteráulico

 

"Uma para cada uma das cinco cores do Magic: incolor, incolor, incolor, branco e branco/azul." (Brian Braun-Duin)

 

O que agora nos resta discutir enquanto jogadores é: e agora, José? Para onde vai o nosso querido metagame? As rotações artificiais que os banimentos deste semestre têm causado no Standard podem ser ruins para o bolso do jogador médio, mas pelo menos arejam e oxigenam o formato. Por outro lado, não temos nenhuma nova coleção entrando no formato agora, apenas o deck mais popular dando no pé. Desta forma, podemos voltar no tempo e garimpar decks de sucesso de torneios desde o lançamento de Amonkhet para acharmos boas opções para o “novo” formato que teremos à frente, até o lançamento de Hora da Devastação em julho próximo.

 

É claro que as listas que faziam uso da combinação-maravilha do Eldrazi papão com o artefato-roleta-da-sorte pura e simplesmente distorciam todo o formato, obrigando todos os outros decks que quisessem se prontificar a encarar a ameaça rampante a se adaptarem com diversas cartas e estratégias anti-Maravilha. Além disso, certamente tínhamos estratégias que não conseguiam competir sendo jogadas para debaixo do tapete — estas eventualmente (res)surgirão. Por enquanto, vamos tratar do estágio um: do que devo jogar depois do próximo dia 19, que é quando o banimento da Maravilha passa a valer para os torneios presenciais (no Magic Online, já está valendo)?

 

Abordemos algumas opções que parecem ser as melhores para este momento.

 

ZUMBIS

 

 

O queridinho do mais recente ProTour, ao lado do deck de Maravilha, foi o campeão deste torneio nas mãos do competentíssimo Gerry Thompson. Desde então, o deck tem amargado poucos bons resultados em grandes torneios. A última lista a atingir o top 8 de um Grand Prix foi a acima, em Santiago, com um agressivo plano anti-Maravilha de 4 Despossuir.

 

Segundo dados apresentados pela Wizards, a estratégia de Zumbis apresentou um péssimo rendimento contra decks de Maravilha — logo o deck mais popular do formato, disparado. E, mesmo aparentemente morto, o deck ainda persiste (Hã? Hã? Morto Persistente? Sacou?) como um dos mais populares no Standard, pelos mesmos dados.

 

Acredito que estas são evidências firmes de que o deck virá a surpreender novamente sem Maravilha no formato. É um deck com aspecto agressivo muito forte e de boa resiliência. Dada a grande sinergia entre suas criaturas, sofre em um formato com muitas remoções eficientes (ainda mais acopladas a vantagem de carta), as quais muitos decks não podiam se dar o luxo de incluir em suas listas por serem péssimas contra decks de Maravilha. Não acredito que o metagame se adapte tão rapidamente ao formato centrado em criaturas e combate.

 

MARDU VEÍCULOS

 

Jogador
Aehro

 

Este arquétipo se adaptou de uma forma interessante à ameaça Maravilha: quem precisa de cartas vermelhas quando se pode usar azul e incluir anulações? Desta forma, Esper Veículos tem sido nas últimas semanas uma escolha frequente entre bons jogadores do cenário competitivo. Sem Maravilha no formato, a versão com azul perde muito valor, ainda mais quando remoções eficientes se tornam mais preciosas.

 

Bom lembrar também que este foi o primeiro deck a vencer um torneio grande desde o lançamento de Amonkhet, o primeiro StarCityGames Open da temporada. Afinal de contas, Mardu Veículos ainda é o deck mais “good stuff” do formato, jogando com as melhores e mais individualmente potentes cartas. Enquanto a carteira de habilitação de Gideon, Aliado de Zendikar não vencer, este deck deve continuar sendo o bad boy do Standard.

 

BLACK-GREEN

 

Jogador
Aehro

 

Black-green tem entrado ultimamente nas discussões para o metagame de Maravilha, com diversos jogadores profissionais adotando a estratégia. Esta lista de Lukas Blohon foi a campeã do mais recente Grand Prix, misturando as estratégias aggro e Delírio (midrange) que a combinação de cores oferece no formato.

 

As 4 Libertacao da Dissidente são parte importante da estratégia, ainda que pareçam que só estão ali fazendo número contra Maravilha. Como notado por Patrick Chapin no seu Top Level Podcast, a instantânea com reciclar dá velocidade ao deck e ao estado de Delírio. Sem elas, cartas como Atravessar Ulvenwald ou Esfolador Macabro perdem parte de sua força. Quero enfatizar com isso que a principal medida anti-Maravilha do baralho é parte sinérgica do deck, e é necessário cuidado ao reduzir seu número.

 

Pode ser que, sem Maravilha, outra construção de B/G se adeque melhor ao metagame, como uma puramente baseada em Delírio, dispondo de Ishkanah, Viuva-do-cemiterio (excelente em um metagame midrange baseado em combate). De qualquer forma, é uma estratégia que chega forte nesta primeira semana de pós-ban.

 

U/R CONTROLE

 

 

O mais popular deck de controle do formato continua em jogo, sem perder elegância. Maravilha era uma partida bastante pau-a-pau para o controle, enquanto que suas boas e más partidas permanecem no formato. Como deck majoritariamente reativo que é, há muito a se adaptar para o pós-ban, deixando para trás as respostas ao turno 4 Maravilha e ao turno 8-10 Ulamog, tendo em foco a tendência do formato para convergir ao midrange.

 

Enquanto Zumbis for uma estratégia especialmente ameaçadora para este novo Standard, U/R deve manter-se prontificado a combatê-la, preservando sua popularidade.

 


 

Mas, claro, isso não é tudo. Tive a intenção de listar o que acredito que virão a ser as quatro estratégias mais populares mergulhando neste novo metagame. Ainda há diversas outras estratégias e combinações possíveis neste Standard, até mesmo algumas que podem ter ficado para trás depois de um semestre inteiro de dominação de decks ridiculamente quebrados.

 

Por exemplo... será que Colosso de Serralheria finalmente vinga? Pago duas manas e suspendo esta pergunta.

 

Colosso de Serralheria

Mulligan Geek Store / CNPJ: 34.293.243/0001-87