Bem-vindo(a) à coluna Reserva de Mana do blog da Mulligan Geek Store, escrita por Diogo Mussalem Smethurst. Semanalmente, às quintas-feiras, traremos temas relacionados ao Magic: the Gathering, abordando metagame, deck techs, comunidade e game plays.

 

Favorite o blog ou siga a página da Mulligan no Facebook para nos acompanhar!

 


 

Desenhado pelo criador de Magic, Richard Garfield, o sistema de cores é um dos elementos mais fundamentais e icônicos do jogo. Ele dá ao jogo diversidade em suas cartas, efeitos e estilos de jogo, enquanto previne que qualquer deck possa ter todas as ferramentas possíveis dentro do Magic.

 

Cada cor sinaliza uma “facção ideológica”, cuja cultura define o sentido e o funcionamento de suas cartas, assim como suas relações com as outras cores. Cada cor possui seus próprios métodos e motivações para batalhar no universo do Magic, que culminam em suas forças, fraquezas e mecânicas únicas.

 

Iremos passear por cada uma das cinco cores para entender melhor suas motivações e suas filosofias, como descritas pelo designer do jogo Mark Rosewater. Com qual será que você mais se identifica?

 

 

Azul

 

 

Perfeição.

 

O azul acredita que cada um de nós nasce uma tabula rasa, um papel em branco, com o potencial de se tornar qualquer coisa. Todo o sentido da vida é descobrir o que você poderia conseguir com a educação, experiência e ferramentas adequadas. Note que esta não é uma tarefa com um objetivo final, mas uma que continua ao longo de sua vida. Sempre haverá coisas que você pode fazer para melhorar, mudar ou adaptar. A jornada da vida é uma descoberta constante enquanto você continua buscando melhorar a si mesmo.

 

Azul é metódico e exato. Quando alguém tenta se tornar o melhor que consegue ser, este alguém não pode se dar o luxo de cometer erros. Bom… pelo menos a não ser que estes ocorram em um ambiente totalmente controlado.

 

Azul não apenas quer se tornar perfeito, mas tornar perfeito o mundo em que vive. Parte disto é garantir que azul tenha os recursos que necessita, mas outra parte é acreditar que um elemento essencial para que um sujeito atinja seu potencial é viver em um mundo que atingiu seu potencial. Assim, azul é a cor mais interessada em tecnologia e busca sempre a melhor e mais recente versão do que quer que esteja usando.

 

O ponto forte do azul é saber usar o conhecimento como uma ferramenta. A cor deposita grande valor na informação e, portanto, prioriza não somente sua aquisição mas também seu uso. O azul se dá o tempo para examinar o cenário que lhe é proposto e descobrir quais as consequências de cada ação possível. Jamais age com descuido ou sem uma boa dose de pensamento.

 

A cor possui a habilidade de anular magias inimigas, o que previne seus efeitos de ocorrerem. Isto é um modo de prevenção de ação caótica; azul usa sua lógica para negar aos outros a habilidade de expressar ideias que não sejam úteis (pelo menos na opinião do azul). Anular mágicas pode ser entendido como uma manutenção do status quo, para que ele possa ser estudado mais completamente. É também indicativo do preciso entendimento das mágicas que a cor possui, pois compreende tão bem como as magias funcionam que é capaz de interferir em suas conjurações.

 

 

Preto

 

 

Poder.

 

Preto olha para todas as outras cores e sente que cada uma delas vê o mundo como elas desejam que ele fosse. Preto acredita ser a única cor realista, a única que olha para o mundo e o vê como ele é.

 

Um indivíduo é livre para ter o que ele quiser, desde que tenha o poder para obtê-lo e mantê-lo. Isto torna o poder o mais importante recurso, pois é aquilo que pode garantir sua habilidade de controlar sua vida e, portanto, sua felicidade.

 

É importante entender que a cor preta não torna o mundo ganancioso. O mundo já é ganancioso; preto apenas aprendeu como melhor prosperar neste mundo. O sistema que o preto propõe oferece a todos a oportunidade de ser bem sucedido. Então todos irão ter êxito no que desejam? Claro que não — mas, novamente, não é culpa do preto. É apenas como o mundo funciona.

 

O fraco irá falhar. É justamente isso que o torna fraco. Fazer qualquer coisa para ajudá-los é prolongar o inevitável e arriscar falhar junto com eles. Não é nada pessoal. O preto faz o que é necessário para ter sucesso. Se outros não conseguem fazer o mesmo... bom, então eles apenas merecem seu destino.

 

A maior força do preto é a sua disposição de fazer qualquer coisa que for necessário para conseguir aquilo que ele quer. Qualquer. Coisa. Nada está fora dos limites para o preto, e isso torna se opor a ele complicado. Afinal, o preto está disposto a fazer coisas que outras cores jamais imaginariam fazer.

 

Por causa desta filosofia, preto lança mão de diversos recursos que outras cores rejeitam. Por exemplo, uma das armas mais eficazes do preto é a morte. As outras cores acham que é errado mexer com este tipo de força — para o preto, não fazer uso dela é um grande desperdício.

 

Esta é outra razão pela qual preto é tão centrado em si mesmo. Muitos custos requerem o sacrifício de outros para seu próprio avanço pessoal. Porque se põe em primeiro lugar, preto está sempre disposto a fazer essa troca. Os fracos devem cair para que os fortes sobrevivam.

 

 

Vermelho

 

 

Liberdade.

 

Todos parecem estar preocupados demais com o sentido da vida e bla bla bla. O vermelho não está, porque o vermelho já sabe a resposta. Fácil: seu coração é o que te diz o que deve ser realizado. Você só precisa escutá-lo e agir de acordo. Não tem mistério. Você está sempre sendo bombardeado por sentimentos que lhe guiam pelo caminho correto. O grande problema é que todas as outras cores parecem ignorar a mensagem.

 

Muitos indivíduos vivem suas vidas questionando as escolhas que fez. Cara… só se vive uma vez! O vermelho vive no momento; é espontâneo; abraça cada aventura que é posta em sua frente. O vermelho sabe que, em seu momento final, vai olhar para trás e ver uma vida preenchida e sem arrependimentos.

 

Vermelho é uma cor de ação. Se você quer algo, você tem que estar constantemente dando passos em direção ao seu objetivo. Você nunca vai cruzar a linha de chegada se não estiver na corrida. O vermelho atinge seus objetivos porque prioriza fazer as coisas acontecerem e toma as atitudes para garantir que elas acontecerão.

 

O vermelho tem algumas ferramentas à sua disposição. Primeiro, possui os recursos para ser destrutivo quando precisa ser. Se algo causa problemas ao vermelho, o vermelho pode explodí-lo. Ou transformá-lo em cinzas. Ou destruí-lo por uma variedade de maneiras. O vermelho não tem medo de sujar suas mãos, e nunca foge de um desafio.

 

O mago vermelho também tem a velocidade ao seu lado. A impulsividade da cor permite ação instantânea, e dispensa tempo para pensar sobre suas ações. O vermelho pode bater rápido e forte antes que os outros possam sequer saber o que os atingiu ou se preparar para o que está por vir.

 

 

Verde

 

 

Aceitação.

 

As outras cores estão muito focadas em como elas mudariam o mundo para torná-lo melhor. O verde é a única cor que não quer mudar o mundo, pois está convencida que o mundo já é perfeito. A ordem natural é uma obra prima e tem todas as respostas para os problemas da vida. A chave é aprender a reconhecer tudo o que está bem debaixo do seu nariz.

 

Cada indivíduo nasce com todo o potencial que ele precisa. O segredo para uma vida feliz é reconhecer o papel para o qual você nasceu e então abraçá-lo. Faça o que você está destinado a fazer. O mundo é este sistema ultra elaborado, e cada um de nós desempenha um papel nele. E não é algo que nós temos que descobrir; está em nós, nos nossos genes.

 

Porém, se os indivíduos não vão se dar o tempo para vir até a natureza, então o verde vai ter que levar a natureza até eles. Verde acredita que, uma vez que você percebe o que a vida tem para lhe oferecer, você aceitará suas dádivas. É importante achar maneiras de ajudar os outros a enxergar o que o verde já enxerga.

 

A cor tem um laço muito especial com criaturas, especialmente as selvagens que estão intrinsecamente conectadas com o ecossistema. Isso significa que verde é mais uma cor “de criaturas” que todas as outras. Significa também que verde tem acesso a criaturas maiores e mais brutais. O verde bota seu arsenal de criaturas à toda prova.

 

O verde também está intimamente ligado à terra. Isso ajuda o verde em diversas maneiras. Permite que o verde ache novas conexões e acumule mana a uma velocidade muito maior que outras cores. Isso faz com que verde consiga conjurar mágicas maiores mais rapidamente e ganhe acesso a outras cores de mana com maior facilidade.

 

Verde também está muito conectado à vida em si e possui a habilidade de rejuvenescer. Ligado a isto está a conexão do verde com o crescimento, que pode ser usado para subjugar outros. A conexão do verde com a ordem natural indica que ele pode acelerar processos naturais que normalmente levariam muito tempo para ocorrer.

 

 

Branco

 

 

Ordem.

 

O branco deseja criar um mundo onde não haja sofrimento desnecessário, um mundo onde a vida seja tão boa quanto pode ser para cada indivíduo. A chave para fazer com que isto aconteça é ensinar aos indivíduos a importância de tomar ações que beneficiem o grupo como um todo, mesmo que estas ações não os beneficiem imediatamente num nível pessoal.

 

O problema com este plano é que ele só pode funcionar se todos estiverem trabalhando para o mesmo objetivo de modo unificado. Assim que alguns indivíduos priorizem outras coisas, como seus próprios desejos, este plano desmorona. Isso significa que o branco tem que trabalhar duro para fazer com que o grupo entenda o poder que ele possui e mantenha o foco no grande objetivo.

 

E como você consegue fazer com que um grande número de indivíduos sigam um mesmo caminho? Criando uma estrutura rígida. Há simplesmente muitas tentações para permitir que a grande tarefa fique nas mãos da escolha individual. Desta forma, o branco adotou regras e leis. Se o sistema diz o que cada indivíduo pode ou não pode fazer, eles farão o que deve ser feito.

 

A maior força do branco é sua organização. O branco é detalhista e sempre possuirá uma resposta para qualquer problema que possa enfrentar. O branco construiu uma complexa infraestrutura e é muito eficiente em usá-la para seu benefício, seja ela baseada em leis, política ou religião.

 

A divisão de poder do branco, segmentada igualmente entre seus defensores, torna muito difícil derrotá-lo, pois nenhuma peça é por si só mais importante que qualquer outra. O que vale é o conjunto. Branco aprendeu uma forma ímpar de fazer pequenas peças interagir de modo que seu poder conjunto torna-se muito mais forte que a mera soma das partes.

 

 

 

Caso você ainda esteja com muita dúvida sobre qual caminho seguir... nada melhor que um teste vocacional, não é?
 
(O meu deu 86% azul e 0% vermelho... sempre soube!)
 
-Diogo

Mulligan Geek Store / CNPJ: 34.293.243/0001-87