Bem-vindo(a) à coluna Reserva de Mana do blog da Mulligan Geek Store, escrita por Diogo Mussalem Smethurst. Semanalmente, às quintas-feiras, traremos temas relacionados ao Magic: the Gathering, abordando metagame, deck techs, comunidade e game plays.

 

Favorite o blog ou siga a página da Mulligan no Facebook para nos acompanhar!

 


 

Monored está de volta! E em grande estilo: já é uma estratégia dominante nos torneios competitivos do Magic Online e pode, quem sabe, até se mostrar uma real ameaça no ProTour Hora da Devastação, que ocorre daqui a pouco mais de uma semana.

 

O que me parece ter sido o maior problema com o Standard através deste último ano, além do punhado de baralhos ridículos que acabaram na mira dos banimentos, foi o fato de que os decks midrange empurravam todo o resto do espectro de estratégias para fora do formato. É supimpa que um deck linear agressivo se mostre novamente viável.

 

A premissa deste tipo de estratégia é simples: conjure criaturas pequenas, rápidas e hiper-eficientes, remova alguns bloqueadores da frente e finalize seu oponente com dano direto. Hora da Devastação trouxe ainda ótimas formas de combater o flood, uma das maneiras mais comuns de se perder o jogo com um deck como este.

 

A lista abaixo é de um conhecido grinder de Magic Online, Piotr Glogowski:

 

 

Mensageiro de BomatAdepto da Espada FlamejanteDevorador de Falkenrath

 

Aqui começa a sua aventura com o deck. Estas pequenas criaturas são importantes no early game como fontes de dano persistentes. Rapidamente são superadas em tamanho no campo de batalha, mas a velocidade com que você consegue botá-las em jogo e atacar com elas, somado a suas maneiras de limpar possíveis bloqueadores, compensam este lado negativo.

 

Mensageiro de Bomat, apesar do pequeno output de dano, te auxilia a finalizar o oponente após esvaziar sua mão nos turnos iniciais. No late game, a criatura artefato ainda oferece um “pseudo-reciclar”, supondo que você a esta altura não tenha mais mágicas relevantes na mão, nunca sendo uma péssima compra.

 

Khenra Abala-terraDemolidor da Safra Ahn

 

 

Nada melhor para este deck que maneiras de tirar da frente os irritantes bloqueadores que seus oponentes venham a colocar no campo de batalha enquanto adiciona ainda mais dano à sua etapa de combate. Khenra Abala-terra, em especial, é uma nova adição de Hora da Devastação que de quebra auxilia o deck a combater o flood com sua habilidade de eternizar.

 

A habilidade custa 6 manas, o que pode parecer bastante para este tipo de deck, mas esta versão roda mais terrenos que o usual justamente pela capacidade de combater flood que algumas cartas oferecem. No fim das contas, com o eternizar da Khenra você estará ganhando uma criatura 4/4 com ímpeto que pode tirar virtualmente qualquer bloqueador da sua frente. É o tipo de efeito que ganha jogos.

 

Ruínas de RamunapDeserto Abrasado pelo Sol

 

E falando em prevenção contra flood… Hora da Devastação foi muito gentil neste sentido para os magos vermelhos. Estes desertos oferecem grande utilidade ao custo baixíssimo de incluí-los no seu deck como terrenos um pouco piores que montanhas básicas na função de gerar mana. Como você está jogando com um deck de apenas uma cor, é muito viável incluir alguns terrenos “utilitários” que não geram mana colorida. O 1 de dano do Deserto Abrasado pelo Sol, desta forma, é quase gratuito, e é ainda capaz de derrubar, digamos, uma Chandra, Chama da Rebeldia com 1 marcador de lealdade que seu oponente pôs em jogo para remover sua criatura.

 

As Ruinas de Ramunap oferecem ainda mais dano que isso, e são possivelmente uma das principais cartas da mais recente coleção a viabilizar novamente a estratégia monored. Como disse no começo do artigo, floodar é um risco real e uma das maneiras mais fáceis de perder um jogo com este tipo de deck. Este novo deserto garante que seus terrenos comprados em excesso te deem sobrevida, ao invés de garantir sua derrota.

 

Fluxo IncendiárioChoqueTemperamento Explosivo

 

Estas são as suas split cards de remoção para sobreviver numa mirror, chutadores de bloqueadores e finalizadores. Fluxo Incendiario é provavelmente a melhor destas, pela relação de dano e custo (além de eventualmente garantir que certas criaturas não possam voltar do cemitério), seguida por Choque. Temperamento Explosivo garante uma boa sinergia com efeitos de descarte deste deck como Hazoret, a Fervorosa, Chave da Cidade e Brigao da Ira Sanguinaria.

 

 


 

 

Existe a latente possibilidade de que os ótimos resultados deste deck somente se manifestem neste começo de formato em que nos encontramos, logo após o lançamento de Hora da Devastação e antes do ProTour. Afinal, decks agressivos são usualmente bons nos primeiros dias de um formato. É um momento em que os jogadores estão testando muitas novidades, criando muitas brews, algumas delas não muito eficazes, e acabam sucumbindo facilmente a decks agressivos lineares.

 

Mas, sinceramente, não é o que me parece. Acredito que o monored deverá ainda ser mais tunado — as listas que estão aparecendo divergem muito entre si — e ele manterá seu posto, pronto para predar inimigos incautos. E o que é melhor: é barato! Se você cortar as Chandras do sideboard, por exemplo (que, imagino eu, devem valer sozinhas metade do preço do deck inteiro), podemos até chamar o deck de budget.

 

Opiniões ou dúvidas? Estarei nos comentários!

 
-Diogo

Mulligan Geek Store / CNPJ: 34.293.243/0001-87